sábado, 7 de janeiro de 2017

Rosa dos Ventos apresenta: SUPER TOSCO!

Senhoras e Senhores! Com vocês Super Tosco!

Arte Gráfica: Ricardo Bagge
Queremos que conheçam um pouco desse que é nosso novo espetáculo, estreado no SESC Pinheiros em novembro 2016 e que já começa sua história, sua trajetória nas praças desse Brasil!

Super Tosco é circo, é música, é palhaçada viva, é popular, estamos nos deliciando de poder apresentar esse filho mais novo para as pessoas. Conheçam e espalhem essa Tosqueira!


Assistam o vídeo editado, 5 minutos de Super Tosco:
Filmagem Mari Palhares e Isabel Gimarino Moreira


Super Tosco não tem segredo, o espetáculo é super pela supremacia do que se apresenta, é mais que o mais dos mais! 

Foto de João Paulo Pimenta
Chega a ser heróico de tão super. Mas o super não vem sozinho, é pressuposto para nome composto, aí que vem o Tosco. A trama do espetáculo é super tosca, porque é real, feita por palhaços que com suas histórias e números de divertimento não vão achar outra forma de heroísmo que não a tosca... 

A grandiosidade do Super aparece em espantosas acrobacias habilidades, número de equilíbrio, músicas cantadas e tocadas ao vivo com naipe de sopros e uma banda completa de um homem só, o Maestro Nicochina. 

Tem muito mais, animais ferozes, bambolês adestrados e artistas internacionais que se apresentam a qualquer custo. (Obs.: Ma... ma pensa num negócio tosco? Malacabado? Bagunçado? Sujo? Nuns artistas charlatões?). Essa é uma farra circense para rir, e muito!

Ficha técnica:
Elenco: Luís Valente, Fernando Ávila, Tiago Munhoz e Robson Toma.
Adaptação, criação e direção: Rosa dos Ventos
Linguagem: Arte cênica de Rua
Trilha e Música original: Robson Toma
Figurinos e cenografia: Rosa dos Ventos
Arte Gráfica: Ricardo Bagge
Costura: Odete Caputo Carneiro
Duração: 50 minutos
Classificação etária: Livre

Foto de João Paulo Pimenta






 Mais sobre o Super Tosco

Foto de joão Paulo Pimenta
Esse trabalho propõe uma encenação de rua, livre na interpretação e no improviso. Há um roteiro para jogar com o público de forma aberta, escancarada. São três palhaços e um músico que dialogam diretamente com as pessoas; estão ali literalmente para brincar e revelar suas diversas habilidades e relações cotidianas. 

Foto de João Paulo Pimenta
A proposta do Rosa dos Ventos nesta montagem é confundir o público do que é verdade nas relações entre os atores e o que é puro jogo cômico de interpretação entre os palhaços. O desafio é esse, tudo é interpretação, mas o jogo entre os atores se manifesta como uma quebra, uma pausa no espetáculo e essa é a "isca" para uma grande armação. 

Para criar essa armação, o jogo começa antes mesmo do início do espetáculo. O público vai chegando e tendo contato com os atores em diferentes momentos do processo de preparação, desde a passagem de som, troca de roupas até a maquiagem criando assim um clima verdadeiro de descontração e brincadeiras entre os atores e com o público. 
Foto de João Paulo Pimenta
Trata-se de um "esquenta" que contém um aviso do que virá com o espetáculo, conversas essas que, inclusive, poderão trazer novos elementos cotidianos para dentro do espetáculo, vindos do público. Essa é uma experimentação comum do grupo, presente em outros trabalhos, que, nesse espetáculo, será usada a serviço da sua dramaturgia. Ela é parte da linguagem do Rosa dos Ventos, da maneira de se comunicar com o público, uma proposta verdadeira, honesta, de abrir o jogo para a entrada do público em situações e histórias do espetáculo.

Foto de João Paulo Pimenta

Assista o espetáculo completo, é claro que sem a possibilidade emocionante de participar da farra como voluntário: 

Filmagem Isabel Giamarino Moreira e Mari Palhares

Mais informações, agenda:
www.rosadosventos.art.br
circoteatrorosadosventos@yahoo.com.br
circoteatrorosadosventos@gmail.com
18 99742 59 94
18 98105 79 73

Nenhum comentário: