![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg7G6gIPVLg_noo6_e1ZtxmDPnVPZIHqNyeEmUHJptCWlvRpNYHjrEHcBeaMojixCnrPY9T9aMWDDZj_E0cUEDKw4xAF-IQVhxkE0Y83pxjJMxYqGpTVSTV6wsX_YSoyVZVB8isoigAtPrI/s320/10547724_1556707781229911_8840576082862677009_o.jpg)
Esta apresentação faz parte de uma programação que tem por objetivo mobilizar a sociedade e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. Dia 18 de maio é o dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
A programação em Martinópolis é organizada pelo Crás e contará ainda com apresentação de teatro sobre o tema e com uma passeata promovida pelas crianças da cidade.
Nos sentimos bem podendo dividir nossa arte para chamar a atenção para um tema de tamanha importância como esse. Os números da violência são assustadores, são mais de 20 mil casos de violência sexual registrados contra crianças e adolescentes a cada ano no Brasil, essa prática criminosa afeta uma grande parcela das crianças do país e é fundamental abrir a cabeça das pessoas para que a atenção necessária seja dada para acabar com essa brutalidade.
No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há mais de 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.
Denúncias
No Brasil o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes.
O Disque 100 funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100; e do exterior pelo número telefônico pago 55 61 3212-8400 ou pelo endereço eletrônico: disquedenuncia@sedh.gov.br.
Prevenção
A melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. É necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral, e dos profissionais das áreas de educação e jurídica, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco, e o acompanhamento da vítima e do agressor.
Amanhã dia 18 de maio nossa arte tem o compromisso de Alegrar e de chamar a atenção para esse fato que precisa de destaque e atenção de todos:
Serviço:
Oquê? – Espetáculo Saltimbembe Mambembancos
Onde? Praça 9 julho – Martinópolis SP
Que horas? Às 10 horas
![]() |
Foto Guilherme Picchetti |
![]() |
Foto Guilherme Picchetti |
Texto: Grupo
Rosa dos Ventos
Direção: Grupo
Rosa dos Ventos
Música: Robson
Toma
Cenário: Deva Bahkta e Grupo Rosa dos Ventos
Duração: 60
minutos
Linguagem:
Circo e Teatro
Estréia: Maio
de 2005
Elenco Atores: Fernando
Ávila, Gabriel Mungo, Luiz Paulo Valente e Tiago Munhoz.
Elenco Músico:
Robson Toma
Nenhum comentário:
Postar um comentário