sábado, 21 de maio de 2016

Rosa dos Ventos Participa de Festival e encontro no Espírito Santo

Foto de Sérgio Argento
O Grupo Rosa dos Ventos segue rumo ao Espírito Santo participar de um Encontro Artístico em Patrimônio da Penha e do Festival Nacional de Teatro de Guaçuí. As apresentações acontecem dias 23 e 24 de maio.

Em ambos o Grupo apresentará seu mais antigo trabalho a peça “Hoje Tem Espetáculo!!!”. Em Patrimônio da Penha a apresentação acontece dentro do Projeto Residência Artística, reencontros e intercâmbios do Grupo Circo Teatro Capixaba, já em Guaçuí o Rosa dos Ventos participa do VII Festival Nacional de Teatro.

Foto de Sérgio Argento
A apresentação em Patrimônio da Penha acontecerá às 17 horas na Praça. Patrimônio da Penha fica é um paraíso ecológico e espiritual Localizado no Vale do Caparaó, dentro do município de São Lourenço. Está é o local de atuação do Grupo Circo Teatro Capixaba que está promovendo esse encontro

O Circo Teatro Capixaba é uma trupe de variedades formada por um núcleo familiar e artistas parceiros, que desenvolve trabalhos de estudo, pensamento, criação, experimentação, difusão, fruição e apresentação, usando a linguagem do palhaço, circo e teatro de rua, sempre levando a arte para locais públicos e abertos. Promove e participa de intercâmbios, escambos, realiza intervenções e outras invenções, além de se dedicarem à organização, planejamento e produção de todas as atividades e projetos realizados. Com doze anos de existência, mantém viva a tradição das famílias de saltimbancos e valoriza a arte como forma de vida.

Mais informações sobre o Grupo podem ser vistas na página da Trupe no face book:
https://www.facebook.com/CircoTeatroCapixaba

Foto Talita Galindo

Já em Guaçuí a trupe prudentina participará pela 3º vez do Festival Nacional de Teatro da cidade. O Festival está em sua 17ª edição e este ano contará com a participação de 20 espetáculo de grupos de 09 Estados do Brasil, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Tocantins e Goiás. Os espetáculos serão apresentados de 22 à 28 de maio divididos em três categorias – palco adulto, palco infanto-juvenil e teatro de rua.

A coordenação do Festival é feita pelo Grupo Teatral “Gota, Pó e Poeira”. Essa edição do Festival fará homenagem ao ator Fernando Torres, nascido nessa cidade, cujo nome denomina o Teatro Municipal.

O Festival Nacional de Teatro de Guaçuí é um dos mais importantes no cenário teatral do Espírito Santo e tem se destacado pela diversidade dos trabalhos apresentados ao longo dessas 17 edições.
Foto Talita Galindo

A programação completa do Festival e mais informações podem ser vistas na página dos organizadores: 
http://www.gotapoepoeira.com.br/


O Espetáculo que será apresentado nessa viagem é a querida peça “Hoje Tem Espetáculo!!!”, este anos é especial para esse trabalho que está comemorando 15 anos de existência e mais de 600 apresentações realizadas. Recentemente a trupe encerrou um projeto contemplado pelo ProAC para circular pelo Estado de São Paulo com o trabalho e essa foi uma comemoração muito significativa, foram 16 apresentações em 16 cidades que chegaram à um público de mais de 5 mil pessoas durante cinco meses.

Todos as fotos e demais informações a respeito desse projeto estão no Blog:
http://hojetemespetaculo15anos.blogspot.com.br/
Foto Felipe Barros

Sobre “Hoje Tem Espetáculo!!!”

“Hoje Tem Espetáculo!!!” é o primeiro espetáculo do grupo, um trabalho criado a partir dos clássicos de palhaço, números, entradas e piadas que são vistas no circo há pelo menos uns 200 anos.

As cenas e números de circo recriadas em Hoje Tem Espetáculo!!! são adaptações livres do Rosa dos Ventos e trazem a marca de seus palhaços verborrágicos, verdadeiros nas relações, improvisadores e provocadores da participação popular, num jogo que envolve o público antes mesmo do espetáculo começar, já na montagem de cenário, troca de roupas, aquecimento, passagem de som, maquiagem, terminando com um músico nada normal e quatro palhaços que se revezam nas funções de artistas de circo. O público é convidado a entrar no picadeiro e em diferentes momentos são os personagem principais da roda. Malabaristas, atiradores de faca, entradas de palhaço, cenas de pura comédia dão forma a um espetáculo de rua que mantém as contradições entre o sublime e o grotesco presentes no imaginário coletivo do circo como universo fantasioso e mágico.

FICHA TÉCNICA

Foto Talita Galindo
“Hoje Tem Espetáculo!!!”  - Circo Teatro Rosa dos Ventos
Adaptação: Rosa dos Ventos
Linguagem: Circo e Teatro de Rua
Estréia: Abril de 2001
Música original e sonoplastia: Robson Toma
Elenco: Gabriel Mungo, Luis Valente, Fernando Ávila e Tiago Munhoz.
Músico: Robson Toma.
Cenário: Deva Bhakta e Grupo Rosa dos Ventos
Duração: 50 minutos


Programação no ES:

Residência Artística, reencontros e intercâmbios – Circo Teatro Capixaba

Oquê? Peça “Hoje Tem Espetáculo!!!”
Quando? Dia 23 de maio – às 17h
Onde? Praça de Patrimônio da Penha (Divino de São Lourenço - ES)


17º Festival Nacional de Teatro de Guaçuí ES

Oquê? Peça “Hoje Tem Espetáculo!!!”
Quando? Dia 24 de maio – às 18h
Onde? Praça da Matriz – Guaçuí ES

Foto Talita Galindo

terça-feira, 17 de maio de 2016

Rosa dos Ventos leva alegria para chamar a atenção para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Amanhã dia 18 de maio estaremos em Martinópolis apresentando nosso espetáculo Saltimbembe Mambembancos na Praça 9 de julho no centro da cidade, a apresentação é gratuita!

Esta apresentação faz parte de uma programação que tem por objetivo mobilizar a sociedade e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. Dia 18 de maio é o dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A programação em Martinópolis é organizada pelo Crás e contará ainda com apresentação de teatro sobre o tema e com uma passeata promovida pelas crianças da cidade.

Nos sentimos bem podendo dividir nossa arte para chamar a atenção para um tema de tamanha importância como esse. Os números da violência são assustadores, são mais de 20 mil casos de violência sexual registrados contra crianças e adolescentes a cada ano no Brasil, essa prática criminosa afeta uma grande parcela das crianças do país e é fundamental abrir a cabeça das pessoas para que a atenção necessária seja dada para acabar com essa brutalidade.


Sobre o dia 18 de maio?
No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O  “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há mais de 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

Denúncias
No Brasil  o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes.
O Disque 100 funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100; e do exterior pelo número telefônico pago 55 61 3212-8400 ou pelo endereço eletrônico: disquedenuncia@sedh.gov.br.

Prevenção

A melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. É necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral, e dos profissionais das áreas de educação e jurídica, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco, e o acompanhamento da vítima e do agressor.

Amanhã dia 18 de maio nossa arte tem o compromisso de Alegrar e de chamar a atenção para esse fato que precisa de destaque e atenção de todos:

Serviço:
Oquê? – Espetáculo Saltimbembe Mambembancos
Onde? Praça 9 julho – Martinópolis SP
Que horas? Às 10 horas


Foto Guilherme Picchetti
Saltimbembe Mambembancos É um espetáculo que mistura Circo com Teatro de Rua, onde são apresentados números de variedades como: Malabarismo, Acrobacias de solo e Perna de pau. Todo esse repertório é acompanhado por música ao vivo e vivido pelos palhaços da trupe. A proposta do Grupo é de tratar de uma época anterior ao circo itinerante onde as artes, hoje, conhecidas como circenses eram apresentadas por artistas saltimbancos em praças, feiras e outros espaços alternativos. Foi pensando nisso que o Rosa dos Ventos, a partir de um regresso histórico, buscou nas origens do circo um pouco da linguagem desses artistas saltimbancos. O resultado é um espetáculo que põe em conflito as impressionantes performances de habilidade humana, com a maneira contraventora de mostrar e entender o mundo dos palhaços.

Foto Guilherme Picchetti
Texto: Grupo Rosa dos Ventos
Direção: Grupo Rosa dos Ventos
Música: Robson Toma
Cenário: Deva Bahkta e Grupo Rosa dos Ventos
Duração: 60 minutos
Linguagem: Circo e Teatro
Estréia: Maio de 2005
Elenco Atores: Fernando Ávila, Gabriel Mungo, Luiz Paulo Valente e Tiago Munhoz.

Elenco Músico: Robson Toma