quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Rosa dos Ventos estréia Super Tosco no SESC Pinheiros


Olá queridas pessoas que acompanham nossas trapalhadas, vamos estrear um novo trabalho!

Vári@s amig@s dirão: Eba!, Finalmente!, Até que enfim!, Ninguém aguenta mais os outros!,  E daí?, Oque eu tenho a ver com isso?, Já tem no youtube? Tem que pagar? ...

Super Tosco é nome da obra, a estréia irá acontecer no SESC Pinheiros nos dias 12 e 13 de novembro e depois seguirá para uma turnê milionária ainda sem contrato ou maiores especulações por esse mundão afora.

Dia 10 de novembro, quinta, faremos a pré estreia em Presidente Prudente no Galpão da Lua. Todas as apresentações são gratuitas!


Super Tosco é  uma farra heroica tosca pra valer. Os palhaços são os mesmos, Seu Lavando,  10 pras 7, Custipil e uma incrível banda completa formada por um homem só,  o maestro Nicochina.

A parte "Super" do Tosco é só delírio dos palhaços se achando heroicos nas suas habilidades, músicas e figurinos. As confusões são inevitáveis no desenrolar da trama que tem suco, cachorro adestrado, bambolerista abestado, professores de dança afrodisíaca, acrobatas e temas tocados ao vivo.
Super Tosco é uma bagunça da boa!

É um trabalho de rua, é circo escancarado com dialogo direto entre os palhaços e com o público,






Perguntaram para os palhaços do grupo porque eles acham que o público deve ir assistir Super Tosco, vejam as respostas na íntegra:

10 prás 7: "Não sei, tentaram entrar na minha casa pra roubar, quebraram as telhas, não consigo pensar em outra coisa agora..."

Nicochina: "Porque o espetáculo é ruim, mas ta melhor que a programação da TV aberta.!

Seu Lavanco: "Quando vai ser? Oque é Super Tosco mesmo?"

Custipil: "Amiga e amigo é pra essas coisas."







Pré Estréia:

Dia 10 de novembro - Às 20h
Local: Galpão da Lua - Rua Julio Tiezzi, 130, Centro Presidente Prudente

Estréia:

Dias 12 e 13 de novembro - Às 16h
Local: SESC Pinheiros - São Paulo


Turnê Mundial:
... Em construção...


Sinopse Super Tosco

Super Tosco. A explicação vem em três pontos: 1 – Não tem segredo, o espetáculo é super tosco.
Super pela supremacia do que se apresenta, de mais que o mais dos mais que é, e chega a ser heróico de tão super. Tosco porque é tudo apresentado sem apuro, a começar pelo título, cujo "super" imediatamente requer algo mais, que só poderia ser "tosco". (Obs.: Mas quem quiser pensar diferente, e achar isso parece muito tosco, que pense, afinal, vai dar no mesmo!). 1,25 – A trama do espetáculo é super tosca, porque é real, feita por palhaços que com suas histórias e números de divertimento não vão achar – ou acabar em – outro lugar que não a rua. 1,5 – A grandiosidade do Super aparece em espantosas acrobacias, danças, número de equilíbrio, músicas cantadas e tocadas ao vivo com naipe de sopros e banda completa, animais ferozes, bambolês adestrados e em artistas internacionais que se apresentam a qualquer custo. (Obs.: Ma... ma pensa num negócio tosco? Malacabado? Bagunçado? Sujo? Nuns artistas charlatões? É só juntar o Super com tudo isso e vai encontrar um espet... Ops! e uma coisa super tosca). 02 - Não tem segredo, é super tosco, mesmo! Super de superlativo, de uma superioridade exagerada de super(anti)heróis que chegam para salvar o mundo deles mesmos e enfrentar os seus próprios perigos! É Tosco de verdadeiro, da natureza desses seres Super cujas roupas só neles mesmos ficam boas – nenhuma criança vai querer vestir, copiar. (Obs.: Mas se quiserem achar tudo mal acabado, roto, sujo, inconcluso, que falta lapdar, fiquem a vontade, dá no mesmo). 03 - Não tem segredo, tem que explicar mais? Veja o que no nome diz: A hipérbole super é a melhor palavra para representar uma relação de superioridade e o heroísmo de personagens e números toscos. Daí o codinome “Super Tosco”, a melhor explicação porque é super tosco, mesmo!!. (Obs.: Mas se quiserem, ainda assim, pensar diferente e achar que nada foi esclarecido, fiquem a vontade, para achar esse espetáculo super tosco, afinal, o grotesco sempre será sublime e o sublime sempre será grotesco, assim verão nossos palhaços, cenário, figurinos, músicas, brincadeiras, números, entre outras atrações de pura diversão, ou desvio).

Ficha Técnica:

Adaptação, criação e direção: Rosa dos Ventos
Linguagem: Arte cênica de Rua
Elenco: Luís Valente, Fernando Ávila, Tiago Munhoz e Robson Toma.
Trilha e Música original: Robson Toma
Figurinos: Grupo Rosa dos Ventos inspirado no Dito Pedreiro
Concepção de Cenário: Grupo Rosa dos Ventos - Elaboração: Ricardo Bagge e Odete Carneiro
Duração: 50 minutos
Classificação etária: Livre

Colaboração: Um monte de gente boa que não vamos colocar o nome aqui pra não queimar o filme deles.



Não leiam isso:
Esse trabalho propõe uma encenação de rua, livre na interpretação e no improviso. Há um roteiro para jogar com o público de forma aberta, escancarada. São três palhaços e um músico que dialogam diretamente com as pessoas; estão ali literalmente para brincar e revelar suas diversas habilidades e relações cotidianas. 

A proposta do Rosa dos Ventos nesta montagem é confundir o público do que é verdade nas relações entre os atores e o que é puro jogo cômico de interpretação entre os palhaços. O desafio é esse, tudo é interpretação, mas o jogo entre os atores se manifesta como uma quebra, uma pausa no espetáculo e essa é a "isca" para uma grande armação. 

Para criar essa armação, o jogo começa antes mesmo do início do espetáculo. O público vai chegando e tendo contato com os atores em diferentes momentos do processo de preparação, desde a passagem de som, troca de roupas até a maquiagem criando assim um clima verdadeiro de descontração e brincadeiras entre os atores e com o público. 

Trata-se de um "esquenta" que contém um aviso do que virá com o espetáculo, conversas essas que, inclusive, poderão trazer novos elementos cotidianos para dentro do espetáculo, vindos do público. Essa é uma experimentação comum do grupo, presente em outros trabalhos, que, nesse espetáculo, será usada a serviço da sua dramaturgia. Ela é parte da linguagem do Rosa dos Ventos, da maneira de se comunicar com o público, uma proposta verdadeira, honesta, de abrir o jogo para a entrada do público em situações e histórias do espetáculo.

terça-feira, 27 de setembro de 2016

Rosa dos Ventos recebe 140 crianças de Birigui no Galpão da Lua


Foto João Paulo Pimenta
Um grupo de 140 crianças de adolescentes da cidade de Birigui SP chega amanhã, 28 de setembro, à Presidente Prudente para assistir ao Espetáculo Saltimbembe Mambembancos e escutar um pouco da história dos 17 anos do Rosa dos Ventos. A criançada é atendida pela ONG IPIS de Birigui que este ano estão desenvolvendo um projeto chamado “Mamabares” que propões uma vivência ao universo do Circo.

As crianças e adolescentes com idade entre 06 e 14 anos estão recebendo aulas de circo e estudando um pouco da história dessa arte milenar por meio de um projeto apresentado ao CMDCA – Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e recebe financiamento do FMDCA – Fundo Municipal da Criança e Adolescente do Município de Birigui.

O Projeto foi contemplado em primeiro lugar dada sua relevância e continuidade do trabalho realizado pelo IPIS - Instituto de Promoção e Inclusão.
Foto João Paulo Pimenta
O Instituto atende crianças em condições sócio-econômicas e culturais desfavoráveis ao seu desenvolvimento, que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

O IPIS, prestar serviço de convivência e fortalecimento de vínculos em um dos bairro de maior vulnerabilidade social do município de Birigui/SP. Atende atualmente 140 crianças (70 de manhã e 70 a tarde) com faixa etária entre 06 e 15 anos. Desenvolve oficinas de atividades circenses, informática, recreação, cidadania, pedagogia e esporte. Oferece almoço para ambos os turnos todos os dias da semana e lanche da tarde e café da manhã. Tem convênio com o Município e também com o Estado, todavia a maior parte dos recursos que mantem financeiramente a instituição advém de eventos promovidos pela diretoria que é voluntária, com o apoio dos colaboradores e das famílias dos atendidos. O acompanhamento familiar é realizado pela técnica responsável (Assistente Social), por meio de orientações, escuta, encaminhamentos para a rede socioassistencial do município e intervenções cabíveis. A Instituição é inscrita nos Conselhos Municipais de Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente, que tem o papel de monitorar as atividades desenvolvidas. 
Foto de João Pulo Pimenta
O objetivo da instituição é proporcionar às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social a oportunidade de convívio no qual possam desenvolver de maneira adequada suas potencialidades e por meio do trabalho educativo garantir seus direitos indicados pelo ECA (Estatuto da Criança e Adolescente), visando a efetivação dos direitos referentes à vida (saúde, alimentação, educação, esporte, lazer e cultura) e superando os riscos de se vincularem ao mundo da marginalidade
Mais informação sobre o IBS nas redes sociais e site da instituição:

FACE: https://www.facebook.com/IpisInstitutoDePromocaoEInclusaoSocial/?fref=ts
HOME PAGE: http://www.ipisbirigui.org.br/

A criançada será recebida pelo Rosa dos Ventos no Galpão da Lua onde assistirão ao Espetáculo Saltimbembe Mambembancos e farão um pate-papo com os Artistas do grupo, para conhecer a história de 17 anos dentro da Arte popular e Circense.

SINOPSE

Saltimbembe Mambembancos é uma festa popular em que os palhaços se apresentam como artistas saltimbancos, formando uma roda na praça para  exibir suas habilidades, músicas e divertir as pessoas.

O espetáculo é um encontro para rir de si e das personagens, é arte de rua! As técnicas de malabarismo, acrobacias de solo e perna de pau são mostradas sem formalidades e acompanhadas por música ao vivo.

Saltimbembe Mambembancos é um espetáculo brincante que representa a essência da linguagem desenvolvida pelo Rosa dos Ventos, com interpretação livre de artistas cômicos populares e verborrágicos, improvisadores por opção, influenciados pelo teatro, circo, palhaço de circos pequenos e principalmente pelos artistas de rua, puladores de arco da faca, vendedores de pomadas milagrosas, telepatas e repentistas que  viajam de cidade em cidade vivendo de sua arte.

Ficha Técnica

Elenco: Fernando Ávila (Dez pras Sete)
Luiz Paulo Valente (Tiuria)
Robson Toma (Nicochina)
Tiago Munhoz (Custipíl de Pinoti)

Texto: Grupo Rosa dos Ventos
Direção: Grupo Rosa dos Ventos
Música original e sonoplastia: Robson Toma
Linguagem: Circo, Teatro de Rua e música.
Estréia: Maio de 2005
Cenário: Deva Bhakta e Grupo Rosa dos Ventos
Duração: 60 minutos


SERVIÇO:
Dia 28 de setembro – Às 9h30
Espetáculo Saltimbembe Mambembancos
Local: Galpão da Lua
Rua João Caseiro, 65 – Vila Brasil – Presidente Prudente SP
Foto de João Paulo Pimenta

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Rosa dos Ventos rumo ao Ceará!

Foto de Talita Galindo
É com imensa alegria que anunciamos que estamos de malas prontas para levar nossa Arte ao Ceará! 

Nosso espetáculo Saltimbembe Mambembancos foi selecionado para participar do festival Internacional de Circo do Ceará, um importante festival que nesta edição de 2016, acontecerá em Fortaleza, Praça Verde do Dragão do Mar, e nos municípios Aracati, Canoa Quebrada, Itapipoca, São Gonçalo do Amarante e Paracuru.

O Festival teve início no dia 12 de agosto e segue até dia 28 com 80 atrações nacionais e internacionais, a programação conta com 66 apresentações, 14 oficinas e uma exposição distribuídos entre os municípios cearenses.

Além do Rosa dos Ventos a programação trás atrações do Rio Grande do Sul, Ceará, Alagoas, São Paulo, Rio de Janeiro, e dos países, Peru, Argentina, México e Espanha. É com certeza um dos maiores eventos relacionado às Artes Circenses do Brasil. Estaremos lá dividindo nossa arte com o maior prazer.


Faremos três apresentações e realizaremos uma oficina de Pernas de Pau entre os dias 25 e 28 de agosto:
Foto de Talita Galindo

25 de agosto (quinta-feira)
20h15 - Saltimbembe Mambembancos
LOCAL: PRAÇA DA TAÍBA - SÃO GONÇALO DO AMARANTE - CE

26 de agosto (sexta-feira)
Centro Cultural Banco do Nordeste
15h – Saltimbembe Mambembancos

27 de agosto (sábado)
19h - Saltimbembe Mambembancos
PRAÇA DO FAROL – PARACURU - CE

27 de agosto (sábado)
16h - Oficina de Perna de Pau
Local:


Será nossa primeira vez em um Festival no Ceará, a última ida ao estado foi em 2005 quando em uma viagem ruma à Venezuela passamos algum tempo nessas terras a bordo do antigo Opala 79. Bora trocar, fazer Arte, bora conhecer gente e esse país BUNITO!

Mais informações sobre o Festival Internacional de Circo do Ceará no site :
https://festivaldecircodoceara.com/
Foto de Talita Galindo

sábado, 25 de junho de 2016

Espetáculo de encerramento do projeto Mais Cultura na Escola Pedro Furquim

Está chegando ao fim um projeto que nos deu um prazer enorme em realizar, o Mais Cultura na Escola onde somos parceiros da Escola Municipal Dr. Pedro Furquim em Presidente Prudente.

No dia 01 de julho faremos duas apresentações do espetáculo Cabaré Cultural onde participarão todos os Artistas parceiros do projeto e ainda as crianças que frequentaram a Oficina de Circo.

Durante o segundo semestre de 2014 e o primeiro semestre de 2016 cerca de 200 crianças receberam aulas de cultura popular, fantoches, brincadeiras cantadas, música e circo. Os trabalhos artísticos foram propostos por Artistas do Coletivo Cultural  Galpão da Lua, são eles, Grupo Os Mamatchas, Brincantes do Pisa Chão, Mamulengo Rasga Estrada, Qué Vê Vem Vê, Mocambo Groove e nós do Rosa dos Ventos.
O contato com as crianças gerou vários resultados incríveis é uma pena não haver possibilidade de sequência à um projeto tão valioso. Um dos resultados poderá ser visto no meio do espetáculo Cabaré Cultural onde as crianças que participaram das oficinas de Circo do Grupo Os Mamatchas e Rosa dos Ventos vão mostrar um pouco das peripécias que aprenderam.

Toda a comunidade escolar está convidada comunidade para apreciar esse espetáculo:

Quando? Dia 01 de julho Horário: 10h30 e às 15h30
Onde? Escola Municipal Dr. Pedro Furquim Presidente Prudente
Oque? Espetáculo Cabaré Cultural
GRÁTIS!!!!




Sobre o Programa Mais Cultura nas Escolas:

As escolas recebem o recurso do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para desenvolver projetos, que devem ter duração mínima de seis meses e máxima de um ano letivo.
No Edital lançado em 2014 foram selecionados cinco mil projetos de escolas públicas inscritas no Sistema de Monitoramento e Controle do Ministério da Educação (SIMEC). Cada projeto recebeu em duas parcelas de R$ 10 mil para sua execução.
As propostas se baseiam em um ou mais temas estabelecidos pelo programa: criação, circulação e difusão da produção artística; cultura afro-brasileira; promoção cultural e pedagógicas em espaços culturais; educação patrimonial; tradição oral; cultura digital e comunicação; educação museal; culturas indígenas; e residências artísticas para pesquisa e experimentação nas escolas.
O recurso foram destinados para custear, por exemplo, a contratação de serviços culturais necessários às atividades artísticas e pedagógicas; a compra de materiais de consumo; a locação de transportes, serviços e equipamentos e aquisição de materiais permanentes e equipamentos.
Em linhas gerais, o Mais Cultura nas Escolas tem como objetivo promover a escola como espaço de circulação e produção da diversidade cultural brasileira; contribuir com a formação de público para as artes e desenvolver atividades que promovam a interlocução entre experiências culturais e artísticas e o projeto pedagógico de escolas públicas.

sábado, 21 de maio de 2016

Rosa dos Ventos Participa de Festival e encontro no Espírito Santo

Foto de Sérgio Argento
O Grupo Rosa dos Ventos segue rumo ao Espírito Santo participar de um Encontro Artístico em Patrimônio da Penha e do Festival Nacional de Teatro de Guaçuí. As apresentações acontecem dias 23 e 24 de maio.

Em ambos o Grupo apresentará seu mais antigo trabalho a peça “Hoje Tem Espetáculo!!!”. Em Patrimônio da Penha a apresentação acontece dentro do Projeto Residência Artística, reencontros e intercâmbios do Grupo Circo Teatro Capixaba, já em Guaçuí o Rosa dos Ventos participa do VII Festival Nacional de Teatro.

Foto de Sérgio Argento
A apresentação em Patrimônio da Penha acontecerá às 17 horas na Praça. Patrimônio da Penha fica é um paraíso ecológico e espiritual Localizado no Vale do Caparaó, dentro do município de São Lourenço. Está é o local de atuação do Grupo Circo Teatro Capixaba que está promovendo esse encontro

O Circo Teatro Capixaba é uma trupe de variedades formada por um núcleo familiar e artistas parceiros, que desenvolve trabalhos de estudo, pensamento, criação, experimentação, difusão, fruição e apresentação, usando a linguagem do palhaço, circo e teatro de rua, sempre levando a arte para locais públicos e abertos. Promove e participa de intercâmbios, escambos, realiza intervenções e outras invenções, além de se dedicarem à organização, planejamento e produção de todas as atividades e projetos realizados. Com doze anos de existência, mantém viva a tradição das famílias de saltimbancos e valoriza a arte como forma de vida.

Mais informações sobre o Grupo podem ser vistas na página da Trupe no face book:
https://www.facebook.com/CircoTeatroCapixaba

Foto Talita Galindo

Já em Guaçuí a trupe prudentina participará pela 3º vez do Festival Nacional de Teatro da cidade. O Festival está em sua 17ª edição e este ano contará com a participação de 20 espetáculo de grupos de 09 Estados do Brasil, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Tocantins e Goiás. Os espetáculos serão apresentados de 22 à 28 de maio divididos em três categorias – palco adulto, palco infanto-juvenil e teatro de rua.

A coordenação do Festival é feita pelo Grupo Teatral “Gota, Pó e Poeira”. Essa edição do Festival fará homenagem ao ator Fernando Torres, nascido nessa cidade, cujo nome denomina o Teatro Municipal.

O Festival Nacional de Teatro de Guaçuí é um dos mais importantes no cenário teatral do Espírito Santo e tem se destacado pela diversidade dos trabalhos apresentados ao longo dessas 17 edições.
Foto Talita Galindo

A programação completa do Festival e mais informações podem ser vistas na página dos organizadores: 
http://www.gotapoepoeira.com.br/


O Espetáculo que será apresentado nessa viagem é a querida peça “Hoje Tem Espetáculo!!!”, este anos é especial para esse trabalho que está comemorando 15 anos de existência e mais de 600 apresentações realizadas. Recentemente a trupe encerrou um projeto contemplado pelo ProAC para circular pelo Estado de São Paulo com o trabalho e essa foi uma comemoração muito significativa, foram 16 apresentações em 16 cidades que chegaram à um público de mais de 5 mil pessoas durante cinco meses.

Todos as fotos e demais informações a respeito desse projeto estão no Blog:
http://hojetemespetaculo15anos.blogspot.com.br/
Foto Felipe Barros

Sobre “Hoje Tem Espetáculo!!!”

“Hoje Tem Espetáculo!!!” é o primeiro espetáculo do grupo, um trabalho criado a partir dos clássicos de palhaço, números, entradas e piadas que são vistas no circo há pelo menos uns 200 anos.

As cenas e números de circo recriadas em Hoje Tem Espetáculo!!! são adaptações livres do Rosa dos Ventos e trazem a marca de seus palhaços verborrágicos, verdadeiros nas relações, improvisadores e provocadores da participação popular, num jogo que envolve o público antes mesmo do espetáculo começar, já na montagem de cenário, troca de roupas, aquecimento, passagem de som, maquiagem, terminando com um músico nada normal e quatro palhaços que se revezam nas funções de artistas de circo. O público é convidado a entrar no picadeiro e em diferentes momentos são os personagem principais da roda. Malabaristas, atiradores de faca, entradas de palhaço, cenas de pura comédia dão forma a um espetáculo de rua que mantém as contradições entre o sublime e o grotesco presentes no imaginário coletivo do circo como universo fantasioso e mágico.

FICHA TÉCNICA

Foto Talita Galindo
“Hoje Tem Espetáculo!!!”  - Circo Teatro Rosa dos Ventos
Adaptação: Rosa dos Ventos
Linguagem: Circo e Teatro de Rua
Estréia: Abril de 2001
Música original e sonoplastia: Robson Toma
Elenco: Gabriel Mungo, Luis Valente, Fernando Ávila e Tiago Munhoz.
Músico: Robson Toma.
Cenário: Deva Bhakta e Grupo Rosa dos Ventos
Duração: 50 minutos


Programação no ES:

Residência Artística, reencontros e intercâmbios – Circo Teatro Capixaba

Oquê? Peça “Hoje Tem Espetáculo!!!”
Quando? Dia 23 de maio – às 17h
Onde? Praça de Patrimônio da Penha (Divino de São Lourenço - ES)


17º Festival Nacional de Teatro de Guaçuí ES

Oquê? Peça “Hoje Tem Espetáculo!!!”
Quando? Dia 24 de maio – às 18h
Onde? Praça da Matriz – Guaçuí ES

Foto Talita Galindo

terça-feira, 17 de maio de 2016

Rosa dos Ventos leva alegria para chamar a atenção para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Amanhã dia 18 de maio estaremos em Martinópolis apresentando nosso espetáculo Saltimbembe Mambembancos na Praça 9 de julho no centro da cidade, a apresentação é gratuita!

Esta apresentação faz parte de uma programação que tem por objetivo mobilizar a sociedade e convocá-la para o engajamento contra a violação dos direitos sexuais de crianças e adolescentes. Dia 18 de maio é o dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

A programação em Martinópolis é organizada pelo Crás e contará ainda com apresentação de teatro sobre o tema e com uma passeata promovida pelas crianças da cidade.

Nos sentimos bem podendo dividir nossa arte para chamar a atenção para um tema de tamanha importância como esse. Os números da violência são assustadores, são mais de 20 mil casos de violência sexual registrados contra crianças e adolescentes a cada ano no Brasil, essa prática criminosa afeta uma grande parcela das crianças do país e é fundamental abrir a cabeça das pessoas para que a atenção necessária seja dada para acabar com essa brutalidade.


Sobre o dia 18 de maio?
No dia 18 de maio de 1973, uma menina de 8 anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espirito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois carbonizado e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. A data ficou instituída como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. O  “Caso Araceli”, como ficou conhecido, ocorreu há mais de 40 anos, mas, infelizmente, situações absurdas como essa ainda se repetem.

Denúncias
No Brasil  o “Disque 100”, criado pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, é um serviço de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violência contra crianças e adolescentes.
O Disque 100 funciona diariamente de 8h às 22h, inclusive aos finais de semana e feriados. As denúncias são anônimas e podem ser feitas de todo o Brasil por meio de discagem direta e gratuita para o número 100; e do exterior pelo número telefônico pago 55 61 3212-8400 ou pelo endereço eletrônico: disquedenuncia@sedh.gov.br.

Prevenção

A melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. É necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral, e dos profissionais das áreas de educação e jurídica, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco, e o acompanhamento da vítima e do agressor.

Amanhã dia 18 de maio nossa arte tem o compromisso de Alegrar e de chamar a atenção para esse fato que precisa de destaque e atenção de todos:

Serviço:
Oquê? – Espetáculo Saltimbembe Mambembancos
Onde? Praça 9 julho – Martinópolis SP
Que horas? Às 10 horas


Foto Guilherme Picchetti
Saltimbembe Mambembancos É um espetáculo que mistura Circo com Teatro de Rua, onde são apresentados números de variedades como: Malabarismo, Acrobacias de solo e Perna de pau. Todo esse repertório é acompanhado por música ao vivo e vivido pelos palhaços da trupe. A proposta do Grupo é de tratar de uma época anterior ao circo itinerante onde as artes, hoje, conhecidas como circenses eram apresentadas por artistas saltimbancos em praças, feiras e outros espaços alternativos. Foi pensando nisso que o Rosa dos Ventos, a partir de um regresso histórico, buscou nas origens do circo um pouco da linguagem desses artistas saltimbancos. O resultado é um espetáculo que põe em conflito as impressionantes performances de habilidade humana, com a maneira contraventora de mostrar e entender o mundo dos palhaços.

Foto Guilherme Picchetti
Texto: Grupo Rosa dos Ventos
Direção: Grupo Rosa dos Ventos
Música: Robson Toma
Cenário: Deva Bahkta e Grupo Rosa dos Ventos
Duração: 60 minutos
Linguagem: Circo e Teatro
Estréia: Maio de 2005
Elenco Atores: Fernando Ávila, Gabriel Mungo, Luiz Paulo Valente e Tiago Munhoz.

Elenco Músico: Robson Toma

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Projeto comemora 15 anos da peça “Hoje Tem Espetáculo!!!” viajando pelo Estado de São Paulo

O Grupo Rosa dos Ventos está comemorando 15 anos da estreia do seu primeiro espetáculo. 

Foto de Samira Lemes
Hoje Tem Espetáculo!!! é arte de rua, criado a partir de números clássicos de palhaço e outros elementos da cultura circense vistos pelo público há mais de 200 anos. A montagem, que surgiu em 2001, quando o Rosa dos Ventos tinha apenas 02 anos, é fruto da influência dos pequenos circos que encontravam, por Presidente Prudente e região, e de sua busca artística através das ruas. O espetáculo já foi apresentado mais de 550 vezes!

Nos primeiros anos a circulação foi intensa aonde houvesse a possibilidade, um convite, lá estávamos nós com Hoje Tem Espetáculo!!!, fosse em eventos de pequenas cidades, acampamentos e assentamentos de trabalhadores sem terra, escolas, shoppings, ou em festas. Nessa longa caminhada, o espetáculo sofreu transformações e permitiu que um rico universo de experiências com o público fosse criado, experiências tais que, hoje, também dão cara e sentido a outros trabalhos do grupo.

Com este projeto, temos a alegria de comemorar 15 anos de Hoje Tem Espetáculo!!! e continuar a levar para a rua essa grande festa que une o circo ao teatro de rua.
Foto de Samira Lemes

O Projeto tem o apoio do ProAC da Secretaria de Estado da Cultura e será apresentado em 16 cidades do estado de São Paulo em locais públicos e de graça para a população.

Todas as notícias a respeito do projeto, assim como os relatos e fotos das apresentações serão publicados no Blog: http://hojetemespetaculo15anos.blogspot.com.br/

SOBRE O GRUPO

O Rosa dos Ventos é um grupo de artistas populares de rua! Seus integrantes são pesquisadores da
história da cultura popular, da comicidade e da diversidade cultural existente em nosso país. Fundado em 1999 por alunos da Unesp, o Rosa dos Ventos nasce de um projeto de extensão Universitária, onde teatro, folclore e circo eram cenicamente representados por palhaços. Os trabalhos do grupo buscam a fusão do teatro, da música, das técnicas circenses, do palhaço, dos tipos cômicos em uma arte popular vibrante, subversiva, questionadora e ousada.



Foto Samira Lemes
SOBRE O ESPETÁCULO
As cenas e números de circo recriadas em Hoje Tem Espetáculo!!! são adaptações livres do Rosa dos Ventos e trazem a marca de seus palhaços verborrágicos, verdadeiros nas relações, improvisadores e provocadores da participação popular, num jogo que envolve o público antes mesmo do espetáculo começar, já na montagem de cenário, trocas de roupas, aquecimento, passagem de som, maquiagem, terminando com um músico nada normal e quatro palhaços que se revezam nas funções de artistas de circo. O público é convidado a entrar no picadeiro e em diferentes momentos são os personagem principais.

Malabaristas, atiradores de facas, entradas de palhaço, cenas de pura comédia dão forma a um espetáculo de rua que explora as contradições entre o sublime e o grotesco presentes no imaginário coletivo do circo com seu universo fantasioso e mágico.



Foto Samira Lemes
FICHA TÉCNICA

Hoje Tem Espetáculo!!!
Adaptação: Rosa dos Ventos
Linguagem: Circo e Teatro de Rua
Estreia: Abril de 2001
Elenco de atores: Fernando Ávila, Gabriel Mungo, Luis Valente e Tiago Munhoz.
Música original e sonoplastia: Robson Toma
Cenário: Deva Bhakta e Grupo Rosa dos Ventos
Duração: 50 minutos
Arte Gráfica: Ricardo Bagge



PROGRAMAÇÃO:
Foto Samira Lemes

Fernandópolis SP
Dia 22 de janeiro - Às 17h
Local: Praça da Matriz, Centro

Presidente Prudente SP
Dia 04 de março - Às 20h
Local: BAIRRO AUGUSTO DE PAULA, Rua Antônia Rossi Fuzzo, próximo ao CRAS

Distrito de Teçainda - Martinópolis SP
Dia 05 de março - Às 20h
Local: Praça Luis Biazi

Presidente Venceslau SP
Dia 11 de março - Às 20h30
Local: Praça Nicolino Rondó, Centro

Presidente Epitácio SP
Dia 18 de março – Às 20h
Local: Praça da Matriz, Centro

Santo Anastácio SP
Dia 19 de março - Às 20h30
Local: Praça Ataliba Leonel, Centro
Assis SP
Dia 20 de março - Às 20h
Local: em frente ao Galpão Cultural – Travessa da Sorocabana, 40, Centro

Franco da Rocha SP
Dia 01 de abril - Às 20h
Local: Calçadão em frente a Casa de Cultura (antiga Biblioteca), Centro

Suzano SP
Dia 02 de abril – Às 20h
Local:  Em frente ao Teatro Contadores de Mentira – Rua Major Pinheiro Froes, 530, Pq. Maria Helena
Foto Samira Lemes

São Paulo SP
Dia 03 de abril - Ás 17h
Local: Praça Carlos Machado – Cidade Antônio Estevão de Carvalho, Zona Leste.

Pacaembu SP
Dia 05 de abril - Às 20h
Local: Praça Avamor Berlanga Mugnai (Jardim Municipal)

Rosana SP
Dia 08 de abril - Às 20h
Local: Praça dos Pioneiros, Centro

Teodoro Sampaio SP
Dia 10 de abril – Às 20h
Local: Praça Antônio Evangelista da Silva, Centro


Santa Fé do Sul SP
Dia 16 de abril - Às 20h
Local: Praça Sales Filho, Centro

Catanduva SP
Dia 17 de abril – Às 20h30
Local: Praça Nove de Julho, Centro

Jales SP

Dia 06 de maio – Às 19h
Local: Praça Euply Jales

Foto Samira Lemes