terça-feira, 30 de novembro de 2021

ROSA DOS VENTOS REALIZA PROJETO CONTEMPLADO NO PRÊMIO POR HISTÓRICO DE REALIZAÇÃO EM TEATRO DO PROAC LAB


Neste dia 1 de dezembro grupo inicia projeto comemorativo AS ARTES DO ROSA DOS VENTOS, com apresentações em João Ramalho, Lutécia, Paraguaçu Paulista, Presidente Prudente e Tarumã.  



O Grupo Rosa dos Ventos escolheu as ruas para atuar e nessa vivência construímos uma linguagem teatral popular, de rua, marcada pela comicidade e pela relação horizontal com o público.

Em AS ARTES DO ROSA DOS VENTOS mostramos um pouco dessa caminhada teatral de vinte e dois anos de pesquisa.

Apresentamos um espetáculo que é um misto de criações cênicas de teatro de rua e que conta um pouco da nossa trajetória de grupo.

Esse projeto foi contemplado no “Prêmio por histórico de realização em teatro" do EDITAL PROAC EXPRESSO LEI ALDIR BLANC Nº 47/2020. Trata-se, portanto, de um reconhecimento da nossa trajetória de grupo de teatro de rua, em mais de duas décadas de pesquisa, criação e circulação, que tem, entre outros espetáculos, A farsa do advogado Pathelin, que em 2010 recebeu o Prêmio Cooperativa Paulista de Teatro/Melhor espetáculo apresentado na rua.

Sinopse

Um espetáculo comemorativo dos vinte e dois anos de teatro de rua do Rosa dos Ventos, que traz a marca cômica e despojada desenvolvida pelo grupo refletidas a partir da leitura de uma obra cinematográfica – Bad Boy Bubby. Três palhaços resistem trancafiados durante uma pandemia e saem novamente pelo mundo arrancando risos e causando confusões a bordo de sua carroça moderna – uma van iconográfica.

 

Ficha Técnica

Espetáculo: As Artes do Rosa dos Ventos. 
Elenco: Fernando Ávila, Luis Valente e Tiago Munhoz, Luis Segnorini.
Criação e direção: Grupo Rosa dos Ventos
Linguagem: Arte Cênica de Rua
Trilha e Música Original: Grupo Rosa dos Ventos
Figurinos e Cenografia: Grupo Rosa dos Ventos
Arte Gráfica: Ricardo Bagge
Duração: 60 minutos
Classificação Etária: Livre
Agradecimentos: Bruno Palácio da Silva e Luis Morales Segnorini (orientações artísticas)
 

PROGRAMAÇÃO
 
Dia 1 de dezembro, às 10h e às 15h
Local: EMEF Cel. Antônio Nogueira – Paraguaçu Paulista
 
Dia 2 de dezembro, às 16h30 e às 19h30
Local: EE Dr. Cláudio de Souza – Lutécia
 
Dia 3 de dezembro - às 10hs
Local: EE Davi José Luz – Tarumã
 
Dia 3 de dezembro, às 14hs
Local: - EE Vila do Lago - Tarumã
 
Dia 9 de dezembro, às 11hs e às 15hs
Local: EMEF José Carlos João – Presidente Prudente
 
Dia 15 de dezembro, às 10h e às 14h
Local: EMEF Prof. Geraldino de Moraes – João Ramalho


quinta-feira, 11 de novembro de 2021

ROSA DOS VENTOS ESTREIA E CIRCULA COM NOVO ESPETÁCULO "ARRUANÇA"

No próximo dia 15 de novembro o Grupo Rosa dos Ventos estreia seu novo espetáculo e circula por oito cidades do oeste paulista.


Nos últimos meses, com a pandemia, o Grupo Rosa dos Ventos desenvolveu junto a outros parceiros  do Galpão da Lua uma proposta de espetáculo itinerante, chamado “Ruar - Circo Sobre Rodas”, e com ele circulou por mais de uma centena de pontos em Presidente Prudente; sempre com apresentações rápidas, para não gerar aglomeração e permitir que as pessoas pudessem acompanhar de suas próprias casas. Para isso, seu veículo, uma Van, foi adaptada ganhando um palco no teto, sistema autônomo de energia e equipamentos de som. Essa experiência de trabalho cênico utilizando um veículo, paralelamente, embasou a nova montagem, ARRUANÇA, que recebeu o apoio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc.

 
Sobre o espetáculo
Uma Van maluca leva três palhaços – Dez Pra Sete, Seu Lavanco e Custipil – que vão viver uma história pra lá de divertida na rua. Um espetáculo andante, que acontece ao longo de um trajeto que tem três paradas e, em cada uma delas, muitas surpresas. Tem bichão assustador, acrobacia e malabarismo, tudo misturado com muita música e a participação especial da Van maluca, que vai encantar o público com sua capacidade de interagir e causar confusões com os palhaços.
 

Mais detalhes da montagem
Em ARRUANÇA o Rosa dos Ventos coloca dentro da cena uma personagem real da vida cotidiana de grupo, seu veículo – uma Van. A criação é inspirada no tradicional carro maluco dos circos e em outras cenas e histórias que tem como personagem veículos com aspecto circense. A trama se desenvolve a partir da interação dos palhaços com ela, que ganha vida própria e interage com os palhaços.
Num palco instalado no teto da Van acontecem gravações musicais num pedal looper e execuções ao vivo com bateria, sanfona e instrumentos de sopro. Além disso, o veículo traz uma série de outras surpresas, que perpassam como problemas mecânicos e panes elétricas que embalam a trama vivida pelos palhaços.
Ao logo de um pequeno trajeto acontece um cortejo com três paradas, onde são apresentadas cenas e números circenses. ARRUANÇA é um espetáculo-percurso de rua, dinâmico, onde o público não ficar parado.


Circulação
A estreia do espetáculo acontece com uma circulação por oito cidades do oeste paulista, quais sejam, Presidente Prudente, Alvares Machado, Lucélia, Tarumã, Teodoro Sampaio, Lutécia, Paraguaçu Paulista e João Ramalho, entre 15 de novembro e 12 de dezembro.
O projeto "Arruança Circo", do Rosa dos Ventos, foi aprovado no concurso “Prêmio por histórico de realização – Circo” através do Edital PROAC Expresso Lei Aldir Blanc Nº 49/2020.

 
PROGRAMAÇÃO
 

15 de novembro, às 16h – Alvares Machado
Local: Bairro Parque dos Pinheiros
 
27 de novembro, às 16h – Lucélia
Local: bairro Parque das Palmeiras
 
28 de novembro, às 16h – Tarumã
Local: bairro Vila Dourados
 
04 de dezembro, às 16h – Teodoro Sampaio
Local: Distrito de Planalto do Sul
 
05 de dezembro, às 16h   Lutécia
Local: bairro Conj. Hab. José Antônio Rodrigues
 
08 de novembro, às 16h – Presidente Prudente
Local: Distrito de Floresta do Sul
 
11 de dezembro, às 16h – Paraguaçu Paulista
Local: bairro Vila Alto Paes Lemes
 
12 de dezembro, às 16h – João Ramalho
Local: bairro Vila Santa Cruz


Ficha técnica do espetáculo
Elenco: Fernando Ávila, Luis Valente e Tiago Munhoz.
Criação e direção: Coletiva – Grupo Rosa dos Ventos
Linguagem: Arte Cênica de Rua
Trilha e Música Original: Grupo Rosa dos Ventos
Figurinos e Cenografia: Grupo Rosa dos Ventos
Arte Gráfica: Ricardo Bagge
Duração: 60 minutos
Classificação Etária: Livre