Foto João Paulo Pimenta |
As crianças e adolescentes com idade entre 06 e 14 anos estão recebendo aulas de circo e estudando um pouco da história dessa arte milenar por meio de um projeto apresentado ao CMDCA – Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e recebe financiamento do FMDCA – Fundo Municipal da Criança e Adolescente do Município de Birigui.
O Projeto foi contemplado em primeiro lugar dada sua relevância e continuidade do trabalho realizado pelo IPIS - Instituto de Promoção e Inclusão.
Foto João Paulo Pimenta |
O IPIS, prestar serviço de convivência e fortalecimento de vínculos em um dos bairro de maior vulnerabilidade social do município de Birigui/SP. Atende atualmente 140 crianças (70 de manhã e 70 a tarde) com faixa etária entre 06 e 15 anos. Desenvolve oficinas de atividades circenses, informática, recreação, cidadania, pedagogia e esporte. Oferece almoço para ambos os turnos todos os dias da semana e lanche da tarde e café da manhã. Tem convênio com o Município e também com o Estado, todavia a maior parte dos recursos que mantem financeiramente a instituição advém de eventos promovidos pela diretoria que é voluntária, com o apoio dos colaboradores e das famílias dos atendidos. O acompanhamento familiar é realizado pela técnica responsável (Assistente Social), por meio de orientações, escuta, encaminhamentos para a rede socioassistencial do município e intervenções cabíveis. A Instituição é inscrita nos Conselhos Municipais de Assistência Social e dos Direitos da Criança e do Adolescente, que tem o papel de monitorar as atividades desenvolvidas.
Foto de João Pulo Pimenta |
Mais informação sobre o IBS nas redes sociais e site da instituição:
FACE: https://www.facebook.com/IpisInstitutoDePromocaoEInclusaoSocial/?fref=ts
HOME PAGE: http://www.ipisbirigui.org.br/
A criançada será recebida pelo Rosa dos Ventos no Galpão da Lua onde assistirão ao Espetáculo Saltimbembe Mambembancos e farão um pate-papo com os Artistas do grupo, para conhecer a história de 17 anos dentro da Arte popular e Circense.
SINOPSE
Saltimbembe Mambembancos é uma festa popular em que os palhaços se apresentam como artistas saltimbancos, formando uma roda na praça para exibir suas habilidades, músicas e divertir as pessoas.
O espetáculo é um encontro para rir de si e das personagens, é arte de rua! As técnicas de malabarismo, acrobacias de solo e perna de pau são mostradas sem formalidades e acompanhadas por música ao vivo.
Saltimbembe Mambembancos é um espetáculo brincante que representa a essência da linguagem desenvolvida pelo Rosa dos Ventos, com interpretação livre de artistas cômicos populares e verborrágicos, improvisadores por opção, influenciados pelo teatro, circo, palhaço de circos pequenos e principalmente pelos artistas de rua, puladores de arco da faca, vendedores de pomadas milagrosas, telepatas e repentistas que viajam de cidade em cidade vivendo de sua arte.
Ficha Técnica
Elenco: Fernando Ávila (Dez pras Sete)
Luiz Paulo Valente (Tiuria)
Robson Toma (Nicochina)
Tiago Munhoz (Custipíl de Pinoti)
Texto: Grupo Rosa dos Ventos
Direção: Grupo Rosa dos Ventos
Música original e sonoplastia: Robson Toma
Linguagem: Circo, Teatro de Rua e música.
Estréia: Maio de 2005
Cenário: Deva Bhakta e Grupo Rosa dos Ventos
Duração: 60 minutos
SERVIÇO:
Dia 28 de setembro – Às 9h30
Espetáculo Saltimbembe Mambembancos
Local: Galpão da Lua
Rua João Caseiro, 65 – Vila Brasil – Presidente Prudente SP
Foto de João Paulo Pimenta |