sábado, 25 de junho de 2016

Espetáculo de encerramento do projeto Mais Cultura na Escola Pedro Furquim

Está chegando ao fim um projeto que nos deu um prazer enorme em realizar, o Mais Cultura na Escola onde somos parceiros da Escola Municipal Dr. Pedro Furquim em Presidente Prudente.

No dia 01 de julho faremos duas apresentações do espetáculo Cabaré Cultural onde participarão todos os Artistas parceiros do projeto e ainda as crianças que frequentaram a Oficina de Circo.

Durante o segundo semestre de 2014 e o primeiro semestre de 2016 cerca de 200 crianças receberam aulas de cultura popular, fantoches, brincadeiras cantadas, música e circo. Os trabalhos artísticos foram propostos por Artistas do Coletivo Cultural  Galpão da Lua, são eles, Grupo Os Mamatchas, Brincantes do Pisa Chão, Mamulengo Rasga Estrada, Qué Vê Vem Vê, Mocambo Groove e nós do Rosa dos Ventos.
O contato com as crianças gerou vários resultados incríveis é uma pena não haver possibilidade de sequência à um projeto tão valioso. Um dos resultados poderá ser visto no meio do espetáculo Cabaré Cultural onde as crianças que participaram das oficinas de Circo do Grupo Os Mamatchas e Rosa dos Ventos vão mostrar um pouco das peripécias que aprenderam.

Toda a comunidade escolar está convidada comunidade para apreciar esse espetáculo:

Quando? Dia 01 de julho Horário: 10h30 e às 15h30
Onde? Escola Municipal Dr. Pedro Furquim Presidente Prudente
Oque? Espetáculo Cabaré Cultural
GRÁTIS!!!!




Sobre o Programa Mais Cultura nas Escolas:

As escolas recebem o recurso do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação para desenvolver projetos, que devem ter duração mínima de seis meses e máxima de um ano letivo.
No Edital lançado em 2014 foram selecionados cinco mil projetos de escolas públicas inscritas no Sistema de Monitoramento e Controle do Ministério da Educação (SIMEC). Cada projeto recebeu em duas parcelas de R$ 10 mil para sua execução.
As propostas se baseiam em um ou mais temas estabelecidos pelo programa: criação, circulação e difusão da produção artística; cultura afro-brasileira; promoção cultural e pedagógicas em espaços culturais; educação patrimonial; tradição oral; cultura digital e comunicação; educação museal; culturas indígenas; e residências artísticas para pesquisa e experimentação nas escolas.
O recurso foram destinados para custear, por exemplo, a contratação de serviços culturais necessários às atividades artísticas e pedagógicas; a compra de materiais de consumo; a locação de transportes, serviços e equipamentos e aquisição de materiais permanentes e equipamentos.
Em linhas gerais, o Mais Cultura nas Escolas tem como objetivo promover a escola como espaço de circulação e produção da diversidade cultural brasileira; contribuir com a formação de público para as artes e desenvolver atividades que promovam a interlocução entre experiências culturais e artísticas e o projeto pedagógico de escolas públicas.